Laço Branco: mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres
A Lei nº 11.489/2007 instituiu o dia 6 de dezembro como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Tal data, faz referência ao massacre realizado em 1989, na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, quando um homem assassinou 14 mulheres. A partir de então, os homens começaram a se mobilizar e a usar um laço branco como forma de demonstrar repúdio aos atos de violência contra a mulher.
Essa data explicita a desigualdade de gênero e convida os homens a refletir sobre o local que ocupam nas relações de gênero, intrinsecamente constituídas pela violência, convidando-os a assumir uma postura ativa no combate a essas violências de gênero. Portanto, é um momento em que os homens se manifestam contra qualquer tipo de violência contra as mulheres. No mais, a participação nessa luta deve ser todos os dias. Esse é um dever nosso. Os homens devem fazer parte da solução desse problema, e não serem agentes do problema.
No Brasil, a Campanha do Laço Branco é coordenada pela Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG), formada por diversas organizações não governamentais e grupos acadêmicos. A campanha realiza eventos e atividades para conscientizar, engajar e mobilizar os homens na luta pelo fim da violência contra a mulher. Sua atuação inclui espaços públicos, escolas, instituições de saúde e empresas, tanto públicas quanto privadas, com a distribuição de materiais informativos e educativos.
O laço branco se tornou um símbolo de combate a violência contra as mulheres e de não ignorar quando casos como esse ocorrem.